A plataforma Conecta contém um componente para auxiliar seus usuários a identificarem fake news em português do Brasil por meio do uso de evidências, usando os mesmos princípios da técnica conhecida como Checagem de Fatos (Fact-checking). Dado um texto de entrada, o componente segue os seguintes passos, sempre apontando cada saída para os usuários:
-
Identifica
-
Busca
-
seleciona
-
Classifica
A plataforma Conecta também contém um mecanismo para auxiliar seus usuários a identificarem fake news em português do Brasil sobre a Covid-19 a partir de um sistema de classificação automática. Para tanto, o componente é construído a partir de técnicas de Inteligência Artificial , em particular Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural.
- Verdadeiro
- Falso
- Boato
- Sem Evidências
O classificador funciona de forma hierárquica, classificando entre Verdadeiro, Falso e Outros, e em seguida, caso seja da última classe, classificando entre outras as classes definidas. Além disso, após a classificação, o sistema utiliza ferramentas de interpretabilidade para destacar e explicar o que levou o mesmo a retornar tal classificação.