Observatórios De Combate À Desinformação Para A Ação Direta
Observatórios De Combate À Desinformação Para A Ação Direta
Participe da próxima etapa do projeto de formação dos observatórios. Faça sua inscrição abaixo
O objetivo da segunda fase da formação e capacitação de pessoas através de ação direta para o combate à desinformação é reunir um grupo de voluntários que participarão do processo organizacional dos Observatórios e Grupos Focais. Esse grupo irá desenvolver metodologias específicas para promoção de conteúdo direcionado ao combate a eventos informacionais que sejam problemáticos do ponto de vista da desinformação. O processo se dará com base em estudos direcionados nos campos da Linguagem, Psicologia e Comunicação Social e com apoio metodológico da Computação e da Antropologia.
O objetivo é que o conhecimento multidisciplinar estabelecido nessas áreas possa colaborar para o desenvolvimento de uma nova arquitetura dialógica que lide com a desinformação não apenas através do letramento midiático informacional, mas atuando de forma eficiente na interpretação dos eventos de desinformação. Os observatórios terão como papel enfrentar a desinformação com base em quatro eixos temáticos: meio ambiente, política, ciência e gênero e raça.
A ação direta de combate à desinformação consiste no trabalho de campo, tanto nos territórios virtuais, quanto nos territórios físicos/geográficos dos observadores que terão o papel de disseminar o conteúdo produzido pela Rede Conecta, quanto interagir de forma metodológica com o público-alvo. Este trabalho terá como base o conhecimento absorvido com a formação e a capacitação dos observadores e com orientação do grupo de pesquisadores envolvidos no projeto. O objetivo é que os observadores tenham capacidade teórico/conceitual para trabalhar o argumento de forma eficiente contrastando a informação correta com os fatos relacionados às mesmas, desta forma buscando um dialogo mais eficiente com os sujeitos a desinformação.
Questionário para inscrição da segunda fase da formação